A importância da água para seu pet é vital para que o organismo produza uma série de reações químicas e é essencial em processos como a regulagem da temperatura corporal, digestão, lubrificação das articulações, produção de elasticidade do organismo, entre tantos outros processos
Uma dieta alimentar equilibrada não é a única parte necessária para saúde do seu animal. Sem água, o organismo do seu animalzinho não funcionará corretamente. Para você ter uma ideia, o corpo de um cão adulto tem 60% de água e de um filhote 84%.
Água fresca e de qualidade é essencial para que, junto à ração de qualidade, a nutrição do animal esteja completa. O organismo do seu animalzinho não funcionará corretamente se ele não fizer a ingestão necessária de líquidos.
Há alguns indicativos de que seu pet está consumindo menos água do que deveria, respiração ofegante, apatia, falta de energia, vômito e diarreia podem indicar quadros de desidratação.
Sabendo a importância da água para seu pet, trouxemos algumas dicas para você manter ele sempre hidratado:
- Pedras de gelo: Adicione gelo à água do bebedouro ou dê a ele pedras de gelo para brincar. Você pode também fazer cubos de gelo com petiscos dentro. Ração e frutas funcionam bem. Coloque os petiscos em forminhas de gelo, complete com água e ponha no congelador. Ele ira ingerir uma boa quantidade de água dessa maneira.
- Alimentos que contem liquido: Frutas e vegetais contem boas quantidades de água, como melancia, melão e pepino, são petiscos saudáveis e ótimos para aumentar a ingestão de líquidos. Você pode também preparar petiscos deliciosos e divertidos, como picolés de frutas.
- Água de coco: Se seu pet é daqueles que não gosta muito de beber água, tente oferecer água de coco. A água de coco é fonte de potássio, e muito eficiente para repor líquidos. Por ter sabor, costuma fazer sucesso até entre os pet´s mais exigentes. A água de coco pode ser congelada em cubinhos como mencionamos acima.
Mas atenção! A água de coco não substitui o consumo de água. É uma forma de hidratar seu pet e estimular o consumo de líquidos, mas não deve ser a única fonte de liquido.